Junta de Freguesia de São Miguel do Mato

História

São Miguel do Mato é uma freguesia portuguesa do concelho de Vouzela, com 9,11 km² de área e 924 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 101,4 hab/km². Situa-se a 10 km da sede concelhia e possui os seguintes localidades: Moçâmedes, Lourosa, Vila Pouca, Caria e Vilar.

Povoação de nobres tradições do Concelho de Vouzela, Moçâmedes, como todas as antigas terras duma das mais aliciantes regiões da Beira Alta, tem também a sua História. É tema que com invulgar carinho se aflora, a história da terra em que se nasceu e no saber recordar a origem, da vida, dos pergaminhos que cada pedra, cada casa, cada rua, cada rosto, cada rio, nos pode oferecer. Não está bem esclarecido a origem da palavra Moçâmedes, mas, estudiosos concordam na sua raiz árabe.

O que se sabe é que Muçâmedes, como inicialmente chamado aquele povoado, poderá derivar de «MUÇA – MEDINA», (Cidade de Muça) que se podia facilmente converter em Muçâmedes. Muçâmedes eram também os habitantes de Muçam, na África Ocidental. Ao ouvir o nome de Moçâmedes, voa-lhe numa ignorância inculpada, o pensamento para Angola, onde se situa, na costa sul, uma bela cidade do mesmo nome.

A aldeia de Moçâmedes é uma povoação antiquíssima. De tal sorte que teria sido doada em 1133 por D. Afonso Henriques, quando ainda Infante, a Fernão (ou Fernando) Pires. Pertence Moçâmedes à freguesia de S. Miguel do Mato e foi integrada no concelho de Vouzela por Decreto de 24 de outubro de 1852, sendo desanexada da vizinha vila de S. Pedro do Sul, a que pertencia. «Villa» lhe chamavam na altura em que D. Afonso Henriques a doou a Fernão Pires. Não se lhe reconhece é a condição de vila com a intenção que hoje se atribui àquela palavra. Quando muito, poderia ser uma «Quinta» ou «Casal» -- a nobilíssima «Casa» de Moçâmedes – como era considerada.

© 2022 Junta de Freguesia de São Miguel do Mato. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia